FIG Bilbau | 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações”

Festival Internacional de Gravura e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau),
25 a 28 de novembro de 2021

O Politécnico de Leiria foi uma das duas instituições de ensino superior portuguesas convidadas a participar na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações”, no Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha, que decorre entre os dias 25 e 28 de novembro, no Palácio Euskalduna de Bilbau. O Politécnico de Leiria vai estar representado por quatro estudantes e uma docente da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão expor os seus projetos.

O espaço “Cubos das Tentações” pretende dar visibilidade, apoiar, difundir e potenciar as práticas artísticas emergentes. Além da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, participa ainda no evento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sendo o espaço composto por oito cubos de madeira 2x2x2 metros, quatro para cada instituição, além da utilização das próprias paredes.
Um júri especializado premiará um dos oito projetos selecionados por ambas as instituições de ensino superior convidadas a participar no evento, com base nos critérios de qualidade, formato e projeção.

Em representação do Politécnico de Leiria estarão quatro projetos desenvolvidos por estudantes e uma docente da ESAD.CR. “Imagined Cities” é o projeto da autoria de Ana Rita Manique, mestranda em Design de Produto, que através da Impressão em Serigrafia, mostra a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram ativar uma cidade ainda por criar.

Já Miguel Ferreira, estudante de terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas, vai expor o projeto “As Above So Bellow”, onde o uso da sua ilustração em combinação com as faces de um cubo é inerente ao projeto e tem o intuito de formar uma narrativa visual, semelhante ao da Banda Desenhada. A ilustração usa, por norma, o jogo de duas cores, a preta e a branca, numa abundância de planos/linhas em movimentos. No projeto, o estudante procura apresentar uma narrativa visual em forma de livro de artista, onde o exterior do cubo funciona como uma capa do livro e o interior do cubo existe uma sobreposição das páginas, que jogam com a escala e o contraste do preto e branco, inspirado tanto pelas ilustrações de Gabriel Bá, como pelo trabalho de Frank Miller na influente banda desenhada “Sin City”.

Miguel Ângelo Marques, estudante do Mestrado em Artes Plásticas, vai apresentar o projeto “A Arte de Gravar tem X Mil Anos”, que se afirma como um estudo visual sobre o ato de gravar, desde o paleolítico até aos dias de hoje. Surge a partir de um trabalho de campo, que consistiu numa recolha de imagens, efetuado no Vale do Côa, em Vila Nova de Foz Côa e Castelo Melhor, tanto de levantamento da paisagem, como das gravuras encontradas nos complexos Arqueológicos da Penascosa e da Canada do Diabo.

Por fim, “O Olhar Oculto das Plantas” é como se intitula o projeto que vai ser exposto por Sara Pinho da Cruz, mestranda em Artes Plásticas. A investigação consiste na relação entre a vida vegetal e o corpo da estudante, no seu percurso da representação nas práticas artísticas. A investigação resolve-se sobre o seu interesse pela condição frágil e efémera encontrada no seu corpo e na vida vegetal, assim como a análise sobre a posição das plantas em relação com o corpo no mundo, ou seja, em que sentido a fragilidade se torna presente nos dois. Sara Pinho da Cruz pretende representar, através da sua interpretação poética, a fragilidade do seu corpo e da vida vegetal, mediante séries de trabalhos em serigrafia, fotografia digital e gravura.

Derecho al espacio

Curadoria: Samuel Rama e Célia Bragança