Oficina do Conhecimento | “Viagem, Viajar, Desenhar com João Catarino”

17.03.2022 | 14h30 – Escola Secundária Domingos Sequeira em Leiria

 

No âmbito da Exposição “Viajar” de João Catarino e José Josué presente na Biblioteca da Escola Secundária Domingos Sequeira, realiza-se a Oficina de Conhecimento “Viagem, Viajar, Desenhar” com a presença do ilustrado João Catarino.

João Catarino, nasceu em Lisboa, em 1965, é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Fbaul). Frequenta o Curso de Desenho no (Ar.co) Centro de Arte & Comunicação Visual e o Curso de Cinema de Animação no (CITEN), Centro de Interpretação e Técnicas de Expressão Narrativa na Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalha sobretudo em ilustração, em diversos jornais, revistas e canais de televisão. Colabora regularmente no Jornal público onde durante alguns anos ilustrou as crónicas de Lisboa e semana ilustrada.

Foi monitor dos Cursos Livres de Ilustração, na Fundação Calouste Gulbenkian e na (Fbaul) Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É Professor de desenho no (Ar.Co) em Lisboa, professor de Design e IIustração na Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha (ESAD.CR) e Professor Assistente Convidado de Desenho e Ilustração na (Fbaul).

Tem sido representado em diversos livros nacionais e internacionais sobre “cadernos de viagem” e “sketching books” e realizado exposições e apresentações sobre seu trabalho em cadernos de viagem em escolas, instituições e galerias. Foi formador em diversos simpósios internacionais dos “Urban Sketchers”. É autor do livro “EN2” e co-autor dos livros “Diário de Viagem em Lisboa” e “Tanto Mar”.

 

Alguma parte do seu trabalho pode ser visualizado nos blogs: 

http://desenhosdodia.blogspot.com 

http://surfgraphics.blogspot.com