Exposição “Correspondências — Arte, Saúde, Inovação Social e Pedagógica” | 14.MAI. — 31.JUL.2024

Inauguração da exposição e apresentação do livro no dia 14 de maio de 2024, pelas 15h00, na Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria)

A exposição “Correspondências — Arte, Saúde, Inovação Social e Pedagógica” exibe o cruzamento de dois projetos pedagógicos realizados na ESECS e na ESSLei e a sua conjugação num livro, que apresenta um conjunto de textos produzidos pelos diversos intervenientes e autores convidados, e a sua convergência numa nova leitura/interpretação realizada pelo Professor Fernando Poeiras da ESAD.CR. O Projeto “Correspondências. Cá dentro, Lá fora / Lá dentro, Cá fora: Correspondência de Diários Gráficos” da responsabilidade da Professora Filipa Rodrigues (ESECS /IPLeiria), realizou-se com os estudantes da ESECS, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL), de jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens (EP Leiria Jovens), do Programa 60+ e recentemente da comunidade leiriense através da colaboração com a Biblioteca do Campus 1 (ESECS). O Projeto “Older Self / Younger Self – Cartas do Eu”, da responsabilidade da Professora Sandra Amado (ESSLei/IPLeiria) decorreu com os estudantes de 1.º e 4.º ano do curso de Fisioterapia da ESSLei.

As cartas possuem sempre destinatários, ainda que sejam “cartas abertas” a um público, ou ainda que se percam e não cheguem nunca aos seus destinatários. O destinatário está de algum modo presente no ato da escrita, e não apenas no da leitura. As “cartas para si próprio”, supõem um destinatário, ainda que este seja distante porque desfasado no tempo, está no passado (e por isso apenas pode ser lembrado) ou está no futuro (e por isso apenas pode ser imaginado).

Mas, esse destinatário introduz-se na relação que alguém estabelece consigo ao escrever uma carta para si, provocando um distanciamento crítico em relação a si, ou, pelo menos, criando e exercendo uma não coincidência consigo próprio.

As cartas entre quaisquer pessoas tendem a gerar sempre uma outra pessoa porque algo nasce ou se revela em quem escreve por causa dessa relação por correspondência. Para além desse “outro” (Coelho, 1982) que assim se introduz e que rompe um ensimesmamento possível; as próprias operações da escrita contribuem para esse efeito (Zweig, 2020) na escrita objetivamos através das palavras que escolhemos; deixamos marcas visíveis e que circulam; fixamos de forma durável e podemos mais tarde voltar a esses registos.

O diário está habitualmente ainda mais próximo da esfera pessoal do que a carta. Virgílio Ferreira (1981) mostrou isso ao escrever na sua “Conta-Corrente I” que o diário, ao contrário da literatura, é um ato de se despir sem biombo.

Muitos diários são exercícios em que o autor estabelece uma relação nua e crua consigo próprio e com o que lhe acontece, (ainda que os diários sejam públicos). Essa relação é a difícil relação em que somos completamente honestos connosco próprios, e assim nos mostramos a nós próprios; exercício que não deve ser confundido com nenhuma “espontaneidade”; solidão que não deve ser confundida com nenhum “isolamento” face aos outros. Estes diários, tal como estas cartas, possuem uma dimensão de construção criativa – pelas razões já apontadas e pelos modos de fazer do diário gráfico. O diário gráfico possui técnicas diferentes da escrita. Frequentemente, a visualidade fixada é sintética e não analítica como as palavras num discurso; e a imagem possuí muitos níveis de sentido, é sempre polissémica contrariamente à palavra discursiva que tende a ser unívoca no seu sentido (Aumont, 2020).

Fernando Poeiras

Galeria de imagens (clique para aumentar)

__________

FICHA TÉCNICA

Programação
Filipa Rodrigues

Fernando Poeiras
Sandra Amado
Sónia Gonçalves

Produção
Sónia Gonçalves

Design Gráfico
Nayara Siler (Design editorial)
Francisco Moreira (Design de comunicação)

Montagem
Serviços de Gestão de Campi
e Infraestruturas (DSGCI)

AUTORES NO PROJETO

Reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens
Saint freedom Saint, Real Drillz, R.S., Gipys, BDA, Malcom X, King Kong, Viseu, Curly, Drake, Poeta 505, Gold, Top Boy, RDI, Gost never die, BFARAY, Murder Time, Chuck4Real, GB, SR, Stilo, NBA Never Brike Again.

Estudantes da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
Turmas 12º Artes
Docinho Morango, Anjo, Lá Máquina, Barbie, Bibble, Pera, Panela, Bambi, Andibu, Frigideira, Fubass, Lilly, Marsh, Marmelada, Renata, Sara, Yuki, Kokichi, Visão das estrelas, Xushi.

Estudantes do Curso de Técnico Superior de Intervenção Sociocultural e Desportiva (2º ano) – ESECS/IPLeiria | Estudantes da Licenciatura em Educação Social (3º ano) – ESECS/IPLeiria

BÀO-ZHI, Bill Feelings, Beachy, Full Moon, Foxy, Flor do Mar, Kieny, Moony, Napl, Estrelinha, Zaki, Mali, Moshino, Ten, Pedrono, Ollie, Susy, Eddie, Ponchita, Beni, Oficial_dia, Hope, Argonauta, (N)Ice Tea, Marbel, Moon light, Burning, Siri, Aniz, H, Luna, Zambi, Sol, Mar, Vieira, Sena, Cifras, Pop Figure, Jacobito, Stickman, Calvini, Vertiginoso, Fisubati, Seamoon, Tsukagoshi, Hommer, Lion, Jade, Madêra, Dory, Believer, Pitica, Bekk, Bartinho.

Estudantes do Curso de licenciatura em Fisioterapia – 4º ano (TL 12)
Carolina Mendes, Iara Jesus, Ana Rute Fernandes, Ricardo Lima, Marina Simões, Mariana Gomes, Emanuel Silva, Tomas Mota, Beatriz Marques
e Iris Codinha.

Estudantes do Curso de licenciatura em Fisioterapia- 1º ano (TL15)
Joana Raquel Fernandes dos Santos Reis, Laura Raquel Abreu Soares, Carolina Rodrigues Cláudio, Luís Miguel do Canto Correia de Melo Ferreira, Márcia Ferreira Borges, Daniela Fernandes da Silva, Ana Rita Trindade Ribeiro, Letícia Catarina Amaral Pires, Maria Inês Dionisio Baptista, Mariana Silva Ferreira, Carolina Pontes Martins, Leonardo Filipe Costa Santos, Carolina Narciso Silva, André Ricardo Mendes, Pedro Miguel Carrasqueira Sousa, João Ramos, Maria Gaspar Simões, Tomás Alexandre Domingos Picoto Ferreira, Eduardo Leal Pereira, Rita Santos Almeida, João Pedro Temudo Martins, Joana Maria Peralta Ramalho, Bárbara Leal Cabaço, Liliana da Silva Coelho e Cristiana Sofia Carneiro Belga.

Carla Pragosa – Estabelecimento Prisional Leiria Jovens
Dina Maria Soares – Plano Nacional das Artes
Fernando Poeiras – ESAD.CR/IPLeiria
Filipa Rodrigues – ESECS/IPLeiria
Geraldine Maughan – University of the Shannon, Ireland
Joana Patuleia – Estabelecimento Prisional Leiria Jovens
Joana Pupo – Companhia de teatro Mente de Cão
Luís Eva Ferreira – ESSLei/IPLeiria
Luzia Wittmann – Instituto Internacional de Programação Neurolinguística (InPNL)
Sandra Amado – ESSLei/IPLeiria
Sílvia Brites – ESECS/IPLeiria
Teresa Lousa – Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Tracey Conroy – TUS, ASEND Research Centre
Vera Piedade – Estabelecimento Prisional Leiria Jovens

AGRADECIMENTOS

Direção do Estabelecimento Prisional Leiria Jovens | Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;
Município de Leiria;
Plano Nacional das Artes;
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo;
Carla Sofia Roque – Professora Assistente Convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Programa 60+ | ESECS/IPLeiria;
Graça Seco – Docente e Coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante e da Unidade de Psicologia (SAPE – IPLeiria);
Vera Miguel – Bibliotecária da Biblioteca José Saramago/IPLeiria;
Direção da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, IPLeiria;
Direção da Escola Superior de Saúde (ESSLei/IPLeiria);
Direção dos Serviços de Documentação e Bibliotecas/IPLeiria;
Maria António Castro – Coordenadora da Licenciatura em Fisioterapia (ESSLei/IPLeiria);
José Alves Guerreiro, Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei/ IPLeiria),
Natália Martins – Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde (ESSLei/IPLeiria);
Gabinete de Programação e Difusão Cultural do IPLeiria.