Leitura interpretada da obra “Corpo-delito na sala de espelhos”, de José Cardoso Pires

No dia 17 de outubro pelas 15h00, no Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, reunimo-nos para “ler” a obra “Corpo-delito na sala de espelhos”, de José Cardoso Pires. A iniciativa parte do Página 1, Clube de Leitura do Politécnico de Leiria e procura articular a promoção da leitura no ensino superior, o potencial enriquecedor do Teatro e a reflexão coletiva que este texto proporciona. Esta sessão será conduzida pela leitura interpretada dos estudantes do 2º ano do curso de Teatro da ESAD.CR|IPLeiria de excertos da obra que serão integrados nos significativos espaços da fortaleza.

Este texto de José Cardoso Pires, que foi encenado por Fernando Gusmão no Teatro Aberto em 1979, dá-nos matéria para pensarmos a nossa História do século XX como uma sala de espelhos, deformados e deformantes, marcada pela violência exercida e sofrida no corpo individual e coletivo. No seu centro, estão os mecanismos de repressão da PIDE, a máquina que, nas palavras de uma personagem, o Chefe de Brigada Sigla, não permite que “Ninguém, seja quem for, volte a ser a mesma pessoa” depois de nela entrar.

Diálogos e diversas linhas de ação rápidos, com fins abruptos, com suspensões, sem desenlace, apresentam-nos personagens, sempre designadas pela sua função – Chefe de Brigada, Agente A, Agente B, Agente Escuta… o Prisioneiro –  que são representações teatrais das figuras coletivas divididas entre os que oprimem e os que são oprimidos. Esta máquina, que escuta, vigia, esta máquina que tortura e deturpa, está caracterizada como mecanismo burocrático da arbitrariedade, que converte as pessoas ou em serventes que colaboram com a brutalidade ou em corpos brutalmente silenciados.

O desafio é que a nossa leitura partilhada desta obra ajude a trazer aos nossos dias as memórias e os significados que este espaço e este texto contêm e representam.

Coordenação Artística:

Margarida Tavares – ESAD.CR|IPLeiria

Interpretação:

Estudantes do 2.º ano da Licenciatura de Teatro da ESAD.CR|IPLeiria:

Beatriz Oliveira, Carolina Carvalho, Carolina Ferreira, Fernando Lopes, Francisco Paixão, Francisco Silva, Gonçalo Almeida, Iara de Jesus, Inês Gregório, Joana Bolinhas, Júlia Sampaio, Leonor Morais, Luana Vaz, Carlota Rodrigues, Márcia Reis, Mariana Silvério, Samira Pedrero, Sara Jerónimo, Sónia Santos, Viviana Nicolau

Programação e Produção

Instituto Politécnico de Leiria:

Margarida Tavares-ESAD.CR

Sónia Gonçalves – GPDCultural

Vera Miguel – Bibliotecas Politécnico de Leiria

Ana Paula Alexandre – Bibliotecas Politécnico de Leiria

Página 1- Clube de Leitura do Politécnico de Leiria