Exposição “Era uma vez no oeste” | 8 mai. — 31 jul. 2024

Inauguração no dia 8 de maio de 2024, às 16h00, na biblioteca da ESAD.CR (Campus 3 do Politécnico de Leiria, em Caldas da Rainha)

São inúmeras as estórias que começam desta forma: era uma vez. Muitas com um final feliz, outras tantas com um final desgostoso, e outras mais que deixam tudo em aberto para uma possível sequela. No entanto, qualquer uma destas estórias alcança uma dimensão notoriamente mais rica quando coexiste com a ilustração. Estórias sobre a vida, sobre o nosso lugar no mundo, estórias didáticas, estórias com um ou mais objetivos comunicativos muito precisos, estórias que podem explicar mitos ou ajudar-nos a compreender o mundo à nossa volta e a estimá-lo; estórias que nos proporcionam uma volta ao mundo sem sairmos do espaço físico em que nos encontramos, tal como as viagens de Xavier de Maistre, mas que nos permitem viajar por muitos mundos e imaginar outros tantos.

estórias
sobre
o nosso
lugar no
mundo

Esta exposição conta as estórias de diferentes alunos finalistas, ou melhor, do seu percurso formativo durante três semestres, entre 2022 e 2024, a última edição do curso TeSP em Ilustração e Produção Gráfica. São trabalhos realizados em contexto de aprendizagem de conhecimentos e de aquisição de competências técnicas várias, no âmbito da ilustração e produção gráfica. Conta também outras estórias que estão correlacionadas com as estórias dos alunos. São as estórias que resultam do trabalho empreendido pelos docentes com os alunos nas diferentes unidades curriculares que compõem o plano curricular do curso.

Os trabalhos expostos resultam de exercícios onde os alunos aplicaram os conhecimentos e técnicas partilhados e demonstrados em aula, e que abrangem não só o âmbito da impressão a partir de técnicas tradicionais, como também o âmbito da comunicação e produção digital com tecnologias e plataformas da modernidade. Sendo certo que exploram muitíssimo mais do que o que está enunciado neste parágrafo. Exploram a partir das suas referências ou interesses, mas atendendo aos objectivos comunicativos claramente definidos a priori, sendo desafiados a conceber não só para a bidimensionalidade como também para a tridimensionalidade na comunicação visual.

No curso TeSP em Ilustração e Produção Gráfica as estórias criam-se a partir de vários conteúdos e de diferentes técnicas nas várias unidades curriculares: Ilustração Científica; Ilustração Editorial e de Produto; Ilustração Digital; Ilustração Infanto-juvenil; Animação e Multimédia; e Produção Gráfica; entre outras que promovem a preparação dos alunos para um quarto semestre, inteiramente dedicado ao estágio curricular, numa entidade que cada aluno autónomamente procura, de acordo com uma área específica do seu interesse, desde que adequada ao âmbito do curso.

Além da preparação dos alunos visando o desempenho profissional técnico no âmbito da comunicação visual, o curso procura integrar fenómenos da contemporaneidade para que os alunos possam pensar sobre, e desenvolver uma resposta que contribua para acrescentar valor com uma solução gráfica, além da tomada de consciência sobre as fragilidades e problemas do mundo que os rodeia, e que requer acção ou a promoção dessa acção. E a ilustração é uma estratégia de comunicação diferenciada, cuja matriz reside no desenho, forma primordial de representação gráfica da própria humanidade e do seu lugar no mundo, com potencial para contribuir para a promoção da mudança, quer pela sensibilização, quer pela prevenção — são inúmeras as estórias que nos podem afetar através da ilustração, podendo inspirar-nos para uma mudança na vida.

estórias
que resultam
do trabalho
empreendido
pelos docentes
com os alunos

Esperemos que estas estórias sejam daquelas que tenham uma sequela. Seja pelo que nesta exposição fica demonstrado quanto à formação que o curso promove, seja pelo percurso que estes finalistas ainda têm pela frente — atendendo ao aprofundamento das competências no prosseguimento de estudos superiores, e à maturidade que o tempo e a experiência permitem alcançar —, sabendo que partem com avanço, pois o curso já lhes proporcionou ferramentas e competências técnicas imprescindíveis no âmbito da comunicação visual contemporânea.

Afonso Figueiredo

FICHA TÉCNICA

EXPOSIÇÃO
Era uma vez no Oeste

PRODUÇÃO
Afonso Figueiredo
Sónia Gonçalves

MONTAGEM
Afonso Figueiredo
Nuno Fragata

COMUNICAÇÃO
Francisco Moreira

Esta exposição integra a exposição do ano 2024 — Abaladiça —, com trabalhos dos finalistas dos cursos da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

PROJETO GRÁFICO E EXPOSITIVO
Afonso Figueiredo com ilustrações de:
Constança Correia, Diogo Cidades, Francisco Vala, João Caetano, Leandro Engrácio, Leonor Fialho e Rocco Anders

PARTICIPANTES

António Santos 
Débora Centeio
João Caetano
Leonor Fialho
Pedro Bernardes
Rocco Anders
Bianca Margarida
Diogo Cidades
Laura Violante

 

Noah Delgado
Pedro Correia
Ruano
Constança Correia
Francisco Vala
Leandro Engrácio
Nyara Maria
Rita Mendes

AGRADECIMENTOS

Nuno Fragata, Sónia Gonçalves, e aos alunos e docentes do curso TeSP-IPG que fizeram com que várias estórias vivenciadas ao longo de três semestres se contassem nesta exposição.