“Palavras Desenhadas” | Exposição de ilustração de Susana Matos

Header_Palavras-Desenhadas

Biblioteca do Campus 4 (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche) | 12-01-2021 a 05-03-2021

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Leiria (Campus 1) | 08-03-2021 a 03-05-2021

Serviços Centrais – Leiria | até 30-06-2022

Sigo há alguns anos com muito interesse e absoluta admiração o percurso de Susana Matos cuja obra se estrutura numa narrativa poética e onírica, um discurso estético alicerçado em gestos brandos que surpreendem quando em contraste com a grandeza das representações. Revisitando a já extensa produção é fácil de identificar o olhar doce e terno sobre os múltiplos mundos que o mundo contém, lugares povoados por elementos fantásticos alguns de volumetria superlativa, outros de dimensão mais tímida, mas todos vivendo experiências que sentimos também nossas.

No conjunto de ilustrações produzidas evidencia-se a notória evolução do discurso e do domínio técnico mas igualmente a consolidação de uma linguagem que diferencia a obra e a individualiza: a condensação de espaços diferenciados e personagens tipo, a sensação de movimento que nos remete para uma ilustração fílmica como se num único frame se captassem as várias acções que de facto ocorrem em cada instante. Mas esta é também uma obra que se destaca pela efusão inventiva registada em detalhes filigrânicos, sustentada numa paleta cromática de grande sobriedade que não rejeita apontamentos de maior destaque ou a exclusividade do preto e branco. Uma obra que valoriza e dá protagonismo aos pormenores, que desenha uma releitura do trivial, revela a comicidade do lado sério da vida.

Dedicada ao campo da ilustração, Susana Matos tem construído os seus múltiplos universos a partir de textos ficcionais, históricos, idealização de cartazes ou simplesmente como resposta impulsiva e inevitável aos estímulos visuais que a observação dos lugares e ambientes por onde vai vivendo lhe provoca. Uma viagem de comboio, um simples momento de pausa numa esplanada ou uma festa popular, pode ser o mote para uma leitura desenhada com a minúcia e o rigor de uma renda de bilros.

As ilustrações de Susana Matos são viagens a um mundo imaginário, um convite a mergulhar numa dimensão sensorial onde o sonho e a realidade se harmonizam em acordes perfeitos. A obra da ilustradora estabelece como é raro acontecer, uma cumplicidade íntima entre o observador e os espaços representados proporcionando experiências de esmagador deleite.

Ana Paula Timóteo

NOTA BIOGRÁFICA

Susana Matos nasceu em Lisboa em 1976, onde vive e trabalha. Licenciou-se no Ensino Básico variante de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Santarém, IPS, em 1998.

Em 2004 conclui a licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, IPL.

Em 2012 vence o Prémio de Ilustração Matilde Rosa Araújo da Câmara Municipal da Trofa.

É selecionada para o VII catálogo Iberoamericano de Ilustração e obteve uma nomeação para o Prémio de Melhor Ilustração de Autor Português no Festival de Banda Desenhada da Amadora em 2016.

É-lhe atribuída a Menção Especial do XI Prémio Internacional de Compostela de Álbum Ilustrado em 2018.

Ilustrou 10 livros e participou em várias exposições individuais e colectivas de ilustração, nomeadamente, na Bienal de Ilustração de Guimarães em 2017.

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Samuel Rama