Eventos Search and Views Navigation
Setembro 2022
“Cintilações e Reflexos – Água” – Exposição coletiva de desenho
Cintilações e Reflexos – Água” é uma exposição que pretende tornar sensíveis as razões pelas quais qualquer um de nós desenvolve desde tenra infância uma relação imagética com a água.
Find out more »Outubro 2022
Concerto-Conferência “PENSAR POR TOQUES | Tocar de Improviso”, com Mário Laginha e Gonçalo M. Tavares
Mário Laginha ensaia experiências de improvisação Jazzística em palco. Valorizando o acaso, Gonçalo M. Tavares relaciona de forma ensaística o pensamento da escrita com a ideia de improviso. Os dois entrarão num diálogo criativo em que as palavras nascem da música e a música gera ideias que se podem articular em palavras.
Find out more »“ILHA” | Exposição de desenho e ilustração
Não teríamos percebido a quantidade de mundos que se escondem neste sem a ilustração científica. Foi dito já de mil maneiras, a ilustração ilumina e o trabalho de campo desenvolve a musculatura. Os ilustradores que partem rasgam novos olhares, sempre distintos, com a mão. Eles vão e vêem com as mãos.
Find out more »Novembro 2022
“Da Natureza para o Papel II” – Exposição de ilustração científica de Marco Correia
Marco Correia, designer de formação, é hoje um dos ilustradores científicos com trabalho mais relevante, a par de Pedro Salgado, seu mestre. Aquilo que Marco Correia aprendeu e desenvolveu deve merecer a nossa melhor atenção porque cada desenho resulta de um minucioso estudo desenvolvido no campo, recorrendo à fotografia e ao desenho.
Find out more »Música e Ciência – Iannis Xenakis: a Música, o Ritmo e o Espaço
O Concerto / Conferência Música e Ciência “Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço”,
irá decorrer no átrio da Biblioteca José Saramago, no campus 2, em Leiria, no dia 15 de novembro de 2022, pelas 16 horas.
Este momento é programado pela Metropolitana no âmbito do centenário do nascimento de Iannis Xenakis.
Centenário de José Saramago – Sessão de encerramento das comemorações no Politécnico de Leiria
O Politécnico de Leiria comemora, desde novembro de 2021, o Centenário de José Saramago. Através de um programa diversificado, procurou-se homenagear o escritor e o cidadão e dar a conhecer a sua obra à comunidade académica.
Find out more »Março 2023
Oficina do Conhecimento – “Ilustração Científica”, com Marco Correia
A Exposição “Da Natureza para o Papel II”, da autoria de Marco Correia e produzida pelo Politécnico de Leiria, percorreu durante 2 anos diversas instituições nos territórios de implantação do Politécnico de Leiria. Aproximando-se os últimos dias da Exposição, patente até ao dia 3 de março de 2023, na Biblioteca do Campus 3-ESAD.CR, iremos promover uma Oficina do Conhecimento de Ilustração Científica com o autor, aberta a toda a comunidade
Find out more »“Plasticus maritimus – uma espécie invasora” | Exposição de Ana Pêgo
Plasticus maritimus é uma espécie exótica e invasora que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. Caracteriza-se pela sua infinidade de formas, cores e dimensões e por representar uma grande ameaça para a fauna marinha e, por consequência, para o Homem. Os exemplares aqui apresentados são apenas uma pequena amostra das capturas realizadas ao longo dos anos ano, nas nossas praias.
Find out more »Abril 2023
Exposição “Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?…”
A exposição “Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz”, produzida pelo Politécnico de Lisboa, é um conjunto de painéis temáticos que mostram aspetos significativos da vida e da obra de Arquimedes da Silva Santos (1921-2019), poeta, médico e psicopedagogo, considerado pioneiro do neorrealismo português e precursor da Educação pela Arte em Portugal. A inauguração decorre no dia 20 de junho, às 10h30.
Find out more »Maio 2023
Exposição “Nove capas para o Zeca” de José Santa-Bárbara
Um trabalho memorável, imaginativo e arrojado, quando José Santa-Bárbara perguntava a José Afonso qual a ideia que tinha para a capa, a resposta era: “Tu é que sabes, lê os poemas…”, a inspiração funcionava e basta olhar a conceção desses trabalhos e de imediato percebemos a ruptura com esses tempos cinzentos em que as capas dos discos na sua maioria apresentavam fotos do artista em pose, ou seja, a capa e o seu trabalho gráfico, passaram a fazer parte das canções e da sua mensagem, provocando e interagindo com o nosso imaginário.
Find out more »